sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Atividade 1



       A primeira atividade solicitada em nossa disciplina foi definir o que é diplomática e analisar um documento a nossa escolha. Nosso tema de trabalho são os documentos pessoais, então decidimos fazer a análise no primeiro documento de registro civil da maioria das pessoas naturais: a Certidão de nascimento. Sem esta, o indivíduo não existe para o Estado, por isso ela é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania.
       A origem da diplomática que está ligada à questão da falsificação e das dúvidas sobre a autenticidade de documentos medievais no século XVI. Assim diplomática é a ciência que estuda a autenticidade documental observando a estrutura formal dos documentos sob uma mesma forma jurídica. Com isso, são garantidas a autenticidade e a legitimidade de ação relativa a produção e uso jurídico administrativo. Tornam-se estes documentos de fé pública, que lhes garante a legitimidade de disposição e a obrigatoriedade da imposição.


 Análise diplomática da Certidão de Nascimento



Espécie: Certidão
Tipologia: Certidão de Nascimento
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha A4
Forma: Original
Signos especiais: Assinatura do responsável pelo Cartório, Brasão da República, carimbo e selo.
Definição: Documento de Identificação Civil
Data cronológica: 18/10/2002
Produtor: Cartório do 2º Ofício de Registros Civil e Casamentos, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas.
Função: Comprobatória

←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Interessante a forma como o grupo apresentou o tema do blog, assim como a escolha de um documento tão importante como a Certidão de Nascimento para exemplificar uma análise diplomática, de uma maneira clara e objetiva. Pois infelizmente ainda em nosso país diversos brasileiros não possuem esse documento, se tornando invisíveis perante ao Estado.

    ResponderExcluir
  2. A exemplificação está ok. O grupo comentarista poderia ter discutido um pouco a questão da tipologia....

    ResponderExcluir