sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Analisando os Blogs Amigos - Kelly





Boa tarde galerinha!

A atividade dessa semana consiste em visitar três blogs das turmas anteriores e escolher posts que discutem informações relevantes ao estudo da Arquivologia e justificar as escolhas. Então vamos vasculhar!



Blog: Paladarq
Postagem: Digerindo 11: São receitas Autênticas e Verídicas?

Esse post me chamou atenção pelo fato de discutir um tema que eu amo: comida e relacioná-lo com a matéria. Nessa postagem o grupo Paladarq fala sobre um blog que divulga receitas de alimentos vendidos por marcas famosas (Danette, Danoninho, Esfiha do Habibs, entre outros) e faz uma ligação entre essas receitas e a matéria de Diplomática e Tipologia Documental. Abordam a questão da autenticidade e veracidade desses alimentos, que é um assunto de grande relevância na disciplina de Diplomática e Tipologia.

Blog: Arquivo em Forma
Postagem: Problema de autenticidade ou veracidade?

Essa postagem destacou a importância de ficar atento em relação autenticidade e veracidade do que lhe é apresentado. Relatando o caso de um homem que exerceu ilegalmente a profissão de Educação Física por mais de 7 anos, através de um diploma falso, que foi autenticado pelo cartório. Com uma cópia, ele não apenas conseguiu enganar o órgão fiscalizador dos profissionais de Educação Física, como também exercer em muitas instituições a profissão de forma irregular. Em nenhum momento se exige o Diploma Original e como observamos é possível que um indivíduo consiga a autenticação sem grandes problemas. O que é muito perigoso, pois dessa forma você está a mercê dos serviços de uma pessoa que não tem os conhecimentos adequados para lhe atender e pode trazer prejuízos a sua saúde física. Agora, pensa você sendo atentido por um falso educador físico, por um falso médico, que perigo! Dessa forma, observamos a importância de maior rigor quanto ao questionamento da veracidade das informações e a importância de aplicarmos os conhecimentos obtidos com a disciplina no nosso dia-a-dia.

Blog: Arquivo 4x4
Postagem: Direito de todos!

Nessa postagem o grupo fala sobre a lei de acesso à informação. E ressalta dificuldade de conseguir esse acesso à informação na prática, devido a falta de conhecimento por parte dos órgãos públicos da obrigatoriedade existente em disponibilizar as informações respeitando a classificação determinada pela lei. E relatam a demora para se obter resposta ao pedido de documentos feito pelo grupo. O que mostra que ainda tem muito a ser feito para o acesso se dar de forma eficiente. Esse post é muito útil, tendo em vista, a relevância do assunto para o estudo da Arquivologia.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário