sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Atividade 13 - Diversidade de tipologias






Duranti pontua em seu trabalho que a forma de um documento revela sua função administrativa, sua utilidade, pois é necessário identificar nos documentos constitutivos desse processo cada elemento descrito: “La forma de um documento revela y perpetua la función a la que sirve”. Essa forma pode ser intelectual ou física, interna ou externa. Os elementos internos (protocolo, texto, e escatocolo) são os que fazem com que o documento esteja completo e os elementos externos (escrita, suporte, linguagem, signos especiais, selos e anotações) são os que fazem que o documento esteja perfeito, capaz de cumprir sua finalidade. Algo que nos fez escolher outro modelo é que algumas características da análise da autora não são aplicáveis aos documentos modernos.
O modelo de Lopez prioriza a análise por função e isso é interessante porque além da prioridade ao estudo das funções, prioriza também a análise diplomática, definindo as relações do documento, o que auxilia no processo de criação do plano de classificação. O modelo proposto pelo autor busca no mínimo as informações seguintes: Denominação da espécie, as principais características internas, ou seja, como a informação está disposta, como ela se comporta, as principais características externas como forma, formato, gênero, suporte, sinais de validação, dimensões, trâmite documental. Isso nos permite compreender o funcionamento das instituições e sua organicidade.
Garcia defende em seu texto que a identificação da série são essenciais para classificar, descrever, selecionar, difundir e dar acesso aos registros. Ele fala sobre um modelo bem difundido que é o do grupo de Madrid. O modelo de análise nos dá uma visão geral sobre os modelos, suas estruturas e elementos. O modelo mais chamativo que representa o estudo deste autor é sobre os passaportes no ano de 2004. O modelo de análise tipológica sugerido pelo autor tem os seguintes pontos: Denominação, definição, caracteres externos, produtor, destinatário, legislação aplicável, modelos de formulários oficiais impressos, trâmite para expedição, vigência administrativa do documento, vigência cronológica da série documental, ordenação de séries, séries relacionadas, conteúdo, comentário arquivístico e a análise diplomática com o estudo do protocolo, corpo do texto e escatocolo juntamente com o comentário diplomático. Acreditamos que esse modelo proposto por Garcia se enquadra melhor para análise do tema do nosso blog que são os documentos pessoais.
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